quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Game Of Thrones - As Crônicas de Gelo e Fogo

               As Crônicas de Gelo e Fogo


Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Páginas: 592
Gênero: Aventura, Drama e Guerra.



      A História começa com uma breve citação de uma patrulha dos guardiões da muralha (denominados corvos) que são rapidamente assassinados pelos vagantes brancos (criaturas do gelo). A partir daí inicia-se a longa história das famílias e do reino.
      Ned Stark é senhor de Winterfell e vive com sua esposa e os seis filhos, sendo um deles o seu bastardo: Jon Snow. Ned sai para fazer a execução de um desertor da patrulha e leva os dois filhos mais velhos, para que os mesmos se acostumem a lidar com os encargos futuros. Na volta, Robb encontra a carcaça de um lobo gigante, que coincidentemente é o simbolo da casa Stark, entretanto mesmo com o animal morto, encontram-se aninhados a seu corpo seis filhotes de lobo. Por insistência dos filhos Ned adota os lobos, deixando à responsabilidade de cada filho um lobo.
      A situação em Porto Real encontra-se crítica pois a mão-do-Rei acaba de falecer, envenenado. Para solucionar seus problemas o Rei Robert Baratheon resolve fazer uma visita ao velho amigo Ned e leva consigo grande parte do reino. Durante a breve vizita Robert espera que Ned aceite o pedido de ir para Porto Real com ele, se tornar sua mão. Muitas coisas acontecem na curta  estadia do Rei em Winterfell, e uma delas é o caso entre a Rainha Cersei  e seu irmão Jaime Lannister, o que já acontecia desde o início do casamento real. O imprevisto foi que um dos filhos de Ned Stark, Brandon Stark vê o ato de traição dos irmãos pela janela do quarto enquanto escalava as paredes do castelo. Jaime com medo de ser desmascarado para o reino, atira a pobre criança pela janela, o que deixa o menino inconsciente por dias. 
      

      A história é muito longa e acaba por ser cansativa, até mesmo por seu vocabulário coloquial, mas possui um ótimo enredo.       São milhares de personagens e as histórias se passam em vários lugares ao mesmo tempo, mas é incrível como o autor consegue ligar cada fato e cada personagem com todas as histórias. Ele não exclui ninguém. Uma coisa que achei interessante é a forma como ele faz os personagens parecerem tão vagos no início, mas depois os personagens secundários acabam por dar mais importância à história. Com uma mistura de vingança, tragédia e romance, o livro incorpora emoções atras de emoções, deixando um gostinho de quero mais.
      George tem o dom para deixar o leitor aflito, e quando você acha que sabe o que vai ser o desenrolar da história, ele dá a volta por cima, e finaliza com fatos que ninguém imaginava.
      Gostei muito do livro, que apesar de ser uma história grande e cansativa, o autor soube dar a cada personagem um lugar na história.

 Assista também o seriado:



Avaliação:
**********

Camila Cabral

4 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler, mas receio exatamente pelo fato dos livros serem longos. Eu comecei assistir a série e to amando, prefiro só assistir!
    http://leituradascinco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da história, porém, como todos que conheço que já leu ou não o livro e até mesmo você disse, a história parece ser muito cansativa e complexa, o que não atende a "massa", uma vez que são muitas situações e histórias acontecendo ao mesmo tempo e muitos personagens com características muito divergentes, o que pode confundir um pouco a cabeça do leitor e cansar um pouco a mente. Ver a série é a melhor opção, porque ilustrado o entendimento é mais tranquilo.
    Seria um livro que leria pela a história, mas não leio por preguiça, pois como a Thaisa Tavares disse, os livros são longos.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou super curioso de ler o livro.. Comecei a ver o seriado mas desisti pq o episódio é mto longo e cansativo! Bom post, continue assim!

    ResponderExcluir